sexta-feira, abril 17, 2009

Jesus

Encarando agora as sociedades organizadas, tal como actualmente se encontram, pergunta-se: quem deve ser o detentor da cultura?, a massa geral da humanidade, ou uma parte dela? à pergunta feita deve responder-se condenando a detenção da cultura como monopólio de uma elite, deve promover-se a cultura de todos e isso é possível porque ela não é inacessível à massa; o ser humano é indefinidamente aperfeiçoável e a cultura é exactamente a condição indispensável desse aperfeiçoamento progressivo e constante.

Eduquemos e cultivemos a consciência humana, acordemo-la quando estiver adormecida, demos a cada um a consciência completa de todos os seus direitos e de todos os seus deveres, da sua dignidade, da sua liberdade. Sejamos homens livres, dentro do mais belo e nobre conceito de liberdade - o reconhecimento a todos do direito ao completo e amplo desenvolvimento das suas capacidades intelectuais, artísticas e materiais.

Bento de Jesus Caraça

2 comentários:

Teresa disse...

A sempre actual pedagogia deste saudoso homem que enfrentou a mordaça do fascismo!
Muito bem, Hugo

(ah: estou a preparar um texto para o 25 de Abril...rsrsrs)

Bjs
T.

hb disse...

Podes aproveitar o texto do 25 de Abril para referir o centenário do Soeiro... Para os filhos dos homens que nunca foram meninos :)

Bjs
h